Visita de Estudo ao Núcleo Museológico Rota da Cal São Vicente

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, a turma do 3º ano, deslocou-se no dia 18 de fevereiro, ao Núcleo Museológico Rota da Cal, em São Vicente, a fim de tentar entender melhor quais os processos associados à extração de calcário e de produção de cal, caracterizadora da região.

Nos dias hoje, torna-se fundamental que os alunos possam contactar, desde cedo, com diversas formas de cultura, seja ela paisagística, cultural ou ambiental. Esta visita pôde conjugar várias vertentes, pois os alunos puderam aproveitar a paisagem deslumbrante do Vale de São Vicente, através de um percurso pedestre, onde tiveram oportunidade de realizar os trajetos que os antepassados trabalhadores dos fornos da cal, percorriam, a fim de realizarem a sua atividade.

Para além da flora e fauna com que mantiveram contacto, os alunos visitaram o Museu da Rota da Cal, em que se encontram as instalações do Forno principal, onde a cal era produzida. O vídeo a que puderam assistir, elucidou ainda mais as apresentações realizadas ao longo de toda a visita, dadas pelo Prof. Dinis Pacheco.

A visita revelou-se muito positiva e frutífera, pois as aprendizagens foram variadas e as aprendizagens diversificadas. É um roteiro turístico-didático, que todos devem realizar!

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.