No dia 30 de abril, os alunos dos 1º e 2º anos da Escola da Marinheira, acompanhados por três docentes e um Assistente Operacional, realizaram uma visita de estudo à Quinta Leonor, na Freguesia do Jardim da Serra – Câmara de Lobos.

O Professor Manuel Neto recebeu-nos de forma simpática e calorosa e começou por explicar que aquele espaço é utilizado como Centro de Desenvolvimento e Investigação Sociocultural e Agroflorestal, sendo também um local de prática experimental de Agricultura Biológica.

Ao longo da visita à quinta, foi mostrado aos presentes o processo de compostagem; técnicas de aproveitamento de águas no solo; técnicas de enxertia e a diversidade e variedade de árvores de fruto. Os alunos puderam também observar algumas variedades de plantas na sua vertente selvagem e na vertente domesticada, tais como o trigo, o centeio, a cevada e as leguminosas e perceberam relações de simbiose e parasitismo.

Durante a visita, os alunos demonstraram curiosidade e interesse por tudo o que foi dito e observado, tendo-se esta visita revelado muito proveitosa.

Esta atividade serviu de base para o desenvolvimento de outras, dentro e fora da sala de aula, no âmbito do projeto Eco-Escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *