Visita de Estudo ao Parque Ecológico

No dia 16 de março os alunos do 2ºA, efetuaram uma visita de estudo ao Parque Ecológico do Funchal. A visita realizou-se no âmbito do projeto Eco-Escolas, inserida no tema “Florestas”.

Os alunos realizaram um percurso pedestre, orientado por um Técnico especializado, por algumas zonas do Parque, que lhes possibilitou a observação e o conhecimento dos seus elementos particulares, principalmente da flora. A visita iniciou-se com a exploraçao de uma Exposiçao, patente numa das salas do Parque.

Durante este percurso, tiveram a oportunidade de realizar um jogo, realizado com a correta separaçao dos Resíduos, tendo em conta os diferentes Ecopontos; em seguida, puderam assistir a uma apresentaçao sobre a biodiversidade presente na Regiao Autónoma da Madeira.

Posteriormente, visitaram o Viveiro de Plantas, (onde observaram o acondicionamento de plantas que mais tarde são utilizadas na reflorestação), observaram elementos ao microscópio (sementes) e algumas espécies existentes no Parque (alecrim, loureiro, pinheiro, faia, til…). Para além disso, puderam visualizar a forma de obtençao de material composto, através do compostor lá depositado.

A conclusão da visita realizou-se com dois jogos, em que os alunos puderam completar puzzles, relacionados com diferentes espécies pertencentes à biodiversidade da RAM.

Os alunos mostraram-se interessados e participativos. A atividade foi interessante, apelativa e no final, todos se encontravam ainda mais motivados para a proteçao ambiental.

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.