No dia 16 de janeiro, a escola da Marinheira recebeu a visita de um técnico ambiental do Parque Natural da Madeira. Esta visita insere-se num ciclo de palestras destinadas a todas as turmas da escola e previstas no plano de ação Eco-Escolas.

Assim, as turmas do 1º e 2º ano ficaram a conhecer um pouco mais sobre a freira-do-bugio, ave que está em vias de extinção. Esta ave vive apenas na ilha do Bugio, nas Desertas, e passa a maior parte da sua vida no mar, local onde come, dorme e acasala. Só regressa a terra para fazer o ninho e colocar o seu único ovo, uma vez por ano. Atualmente, existem cerca de 150 casais, nascendo por ano entre 20 a 30 aves.

Depois foi a vez dos alunos do Pré-Escolar aprenderem um pouco mais sobre o lobo-marinho, desde o seu nascimento, hábitos de alimentação, brincadeiras, habitat, aspeto físico e as suas origens na ilha da Madeira e posterior ida para as Desertas. As crianças mostraram-se atentas e participativas, respondendo espontaneamente às questões levantadas pelo orientador. No final os alunos assistiram a um pequeno filme sobre a vida dos lobos-marinhos.

Por fim, os alunos do 3º e 4º ano assistiram à parte da palestra que falava sobre a biodiversidade Insular. Tiveram oportunidade de conhecer seres vivos (animais e plantas) da montanha, floresta, litoral e ilhéus. À medida que foram observando imagens, os alunos interagiram com o orientador colocando questões e respondendo às que lhes eram colocadas.

Foi uma ação de sensibilização esclarecedora e interessante para os alunos.

 

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.