No passado dia 17 de junho de 2016, a turma do 1º A, deslocou-se ao Núcleo dos Dragoeiros, no Funchal, uma área pertencente e abrangida pelo Parque Natural da Madeira. A visita, integrada no Projeto Eco-Escolas, permitiu aos alunos mais novos, o contacto direto com a natureza, com espécies endémicas da Macaronésia e a plantação de dragoeiros.

A visita iniciou-se com uma breve apresentação do Núcleo, assim como das espécies encontradas nos jardins adjacentes; em seguida, as crianças puderam visitar os jardins, desfrutar de momentos de lazer aliados à transmissão de conhecimentos e, finalmente, puderam proceder à plantação de um dragoeiro, que puderam trazer para casa.

Hoje em dia, temos a noção de que o homem destrói a natureza na justificativa de sobreviver, mas cada vez mais temos a certeza de que a natureza luta para sobreviver somente para garantir a sobrevivência do homem; o facto destes dragoeiros observados, terem resistido durante todos estes anos (alguns com 300 anos), significa que a sua existência não pode ser em vão, deve ser levada e tida em consideração, como algo fundamental no património físico e histórico-ambiental da Região. Cabe, a quem de direito, zelar pela sua continuidade…

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.