Visita de estudo Museu da Baleia

No dia 11 de março de 2015, a turma do 3º B, realizou uma visita de estudo, associada ao Projeto Eco-Escolas, ao Museu da Baleia, em Caniçal. O principal objetivo desta Visita, prendeu-se com o facto de se ter constatado que os alunos detêm um conhecimento muito limitado acerca da biodiversidade existente na Região Autónoma da Madeira, tanto no que diz respeito aos aspetos de fauna marinha, nomeadamente cetáceos, como no que se refere à importância do elemento baleia para o desenvolvimento económico e social da RAM.

Assim, a referida Visita constituiu um avanço muito importante nestes contextos, uma vez que os alunos puderam constatar, através de uma apresentação por parte das técnicas educativas, do Museu, as principais diferenças entre cetáceos e peixes, assim como puderam aumentar o seu nível de conhecimento de espécies. Para além disso, os alunos tiveram a oportunidade de realizar algumas atividades lúdico-pedagógicas, em que colocaram à prova os seus conhecimentos acerca das temáticas abordadas.

Os vários espaços do denominado Museu, representaram uma mais-valia e uma aproximação de contacto entre a realidade que os alunos idealizavam e a verdadeira interação com as espécies mais importantes.

No que diz respeito ao elemento “baleia”, a turma pode assistir a uma visita áudio-guiada, em que puderam apreender os elementos históricos mais importantes, que relacionam esta espécie matinha, à vida económica e social da RAM. Efetivamente, os elementos expostos e uma viagem-simulação num submarino, permitiram um aumento de conhecimento cultural assim como um incremento de valores de proteção do património natural da RAM.

De uma maneira geral, a Visita foi muito profícua em novas aprendizagens e experiências.

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.