Horta Biológica escola da Marinheira

Integrado nas atividades do projeto Eco-Escolas, a nossa escola decidiu implementar, no presente ano letivo, a horta biológica. Trata-se de uma atividade que visa a promoção de práticas sustentáveis, assim como a sensibilização da comunidade educativa para os benefícios da agricultura biológica.

Para o efeito, foi solicitado o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, instituição que ofereceu a ajuda de técnicos e de meios para concretização da atividade. Para a realização da horta, foi reservado uma pequena parte do jardim da escola, em cujo terreno, depois de preparado e vedado, foram plantadas as seguintes culturas: couve, alface e milho doce. A plantação foi efetuada por alguns alunos do 4ºB. A escolha recaiu sobre os alunos inscritos na educação especial, uma vez que esta tratava-se de uma atividade de caráter prático e voltada para a vida quotidiana.

É nossa intenção promover os cuidados necessários para que a horta produza, de forma simbólica, alguns produtos para utilização interna. Para tal, pretende-se que os alunos encarem esta atividade como uma mais valia na valorização do espaço escola, esforçando-se por manter a horta em boas condições.

A horta biológica da EB1/PE da Marinheira tem representado para os alunos uma motivação, uma vez que são eles próprios a sugerir e a trazer plantas novas para enriquecimento daquele espaço. Alguns alunos puseram “mãos à obra” e plantaram tomate e cenoura. Também alguns funcionários quiseram apetrechar a horta com algumas plantas aromáticas, por exemplo: orégãos e salsa.

Recentemente, procedeu-se à identificação das plantas, atividade realizada por alguns alunos.

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.