exposição regional escola da marinheira

A exemplo de anos anteriores, a Coordenação Regional de Expressão Plástica lançou às escolas o desafio de construir um tapete cujo tema fulcral incidisse sobre a água, uma vez 2013 ser o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

A referida exposição decorrerá entre os dias 17 e 23 de Junho, sendo a sua organização da responsabilidade da SRERH/DRE através da Direção de Serviços da Expressão Artística e Multimédia, naquela que é já intitulada a “Semana Regional das Artes”.

Esta iniciativa visa chamar a atenção para a realidade mundial em relação aos recursos hídricos do Planeta, servindo, igualmente como mote para um olhar mais pormenorizado no que concerne à valorização dos recursos hídricos na região. O trabalho solicitado apela a uma valorização da paisagem natural e artificial, no que concerne a trilhos de água, como levadas, ribeiras, cascatas e até o próprio mar.

O projeto desenvolvido na escola pretende representar uma paisagem típica da ilha da Madeira. Assim, representou-se o mar, a montanha e o céu incluindo na sua finalização pormenores de âmbito regional, nomeadamente as estrelícias. Na realização desta tapeçaria, utilizaram-se unicamente tecidos facultados por funcionários da instituição e ainda por Encarregados de Educação. As cores predominantes são o azul e o castanho, com diferentes tonalidades. Na concretização do tapete estiveram envolvidos o total de alunos do 1º ciclo, com maior destaque para os de 3º e 4º ano de escolaridade. A responsabilidade na concretização do tapete foi desde cedo incutida aos alunos, contudo houve envolvimento e apoio por parte de alguns docentes e também de alguns funcionários. O produto final estará exposto na Avenida Arriaga, Funchal, nas datas acima referidas, estando sujeito à aquisição por parte de quem se mostrar interessando, acarretando um custo de 60 euros.

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.