Escolas em Movimento

No dia 21 de abril, realizou-se mais uma atividade integrada no Projeto Eco-Escolas. Desta vez, a sugestão partiu da ABAE, a instituição que representa o Eco-Escolas em Portugal e visou dar continuidade a uma iniciativa pioneira no país, iniciada no ano anterior, no concelho de Câmara de Lobos e que a partir deste ano terá seguimento em concelhos vizinhos.

O objetivo da ação é alertar as entidades municipais, para alguns dos problemas que circundam as escolas, no que diz respeito à aquisição de hábitos impulsionadores de uma maior Mobilidade Sustentável.

Assim, a EB1/PE Marinheira recebeu das mãos de um grupo de alunos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, o pergaminho que continha, já, algumas das propostas feitas por outras Instituições de ensino do concelho. A circulação deste documento iniciou-se no dia 20 de abril e culminará com a entrega destes requerimentos no dia 24 de abril. Também foi entregue uma Bandeira Verde, onde as escolas puderam deixar a sua assinatura e uma outra, que seguirá para todos os estabelecimentos de educação da Região Autónoma da Madeira. Um outro pormenor que marcou esta atividade foi a comemoração dos 25 anos do Projeto Eco-Escolas, em que os alunos puderam registar num pequeno livro, a importância deste Projeto para a formação pessoal e social da comunidade escolar.

A sugestão apontada pela nossa escola, faz referência à possibilidade de existir um pequeno parque para bicicletas; deste modo, toda a comunidade educativa sentir-se-ia mais incentivada à sua adoção, fator que representaria uma opção, no que diz respeito a uma maior Mobilidade Sustentável. Considerou-se, esta, uma medida exequível e a ser posta em prática, pelas autoridades competentes. A ver vamos…

A tarefa ficou concluída com a passagem destes testemunhos à EB1/PE Vargem. Para que fôssemos um exemplo a seguir, nesta temática, o trajeto foi efetuado no melhor meio de mobilidade amigo do planeta – os nossos pés. Apesar de o grupo não ser vasto, a atividade obteve os resultados esperados e foram várias as belas paisagens que se puderam apreciar, no decorrer do percurso. Foram eleitos como representantes três alunos do 4º ano, que seguiram acompanhados pela Técnica Administrativa Teresa Pestana, membro do Conselho Eco-Escolas.

Assim, a entrega decorreu com alegria, na certeza de que tudo foi feito para que o planeta se desloque de uma maneira mais sustentável e ecológica!

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.