Dia Eco-Escolas 2012

Hoje, Dia Mundial do Ambiente, festejámos o Dia Eco-Escolas na EB1/PE da Marinheira. Trata-se de um projeto desenvolvido na nossa escola, desde o ano letivo de 2006/2007, cujo objetivo primordial visa a promoção de boas práticas ambientais e uma progressiva mudança de comportamentos e atitudes.

O dia revestiu-se de um caráter especial, uma vez que fomos recompensados com a presença de várias individualidades, nas quais se destacaram os senhores secretários da Educação e do Ambiente e Recursos Naturais.

A festa iniciou-se com os devidos agradecimentos por parte da diretora da nossa escola a todas as entidades presentes e prosseguiu com os discursos de alguns dos nossos ilustres convidados. Todos foram unânimes em considerar a pertinência e importância deste projeto, realçando o facto da Câmara Municipal de Câmara de Lobos contribuir para um largo número de escolas inscritas no mesmo. Recebemos da parte dos nossos convidados rasgados elogios, que nos honram e motivam a continuar o trabalho que desenvolvemos.

Deu-se continuidade à data festiva com a brilhante atuação do coro da nossa escola, tendo entoado o Hino Nacional, o Hino Regional e ainda o Hino à Floresta. Prosseguiu com uma breve abordagem ao Programa Eco-Escolas, da responsabilidade da Prof.ª Lucília Neves. Assim, foi explicado aos presentes em que consiste o programa, que objetivos persegue e a quem se dirige. De seguida, a aluna Érica da turma do 4ºA, encantou-nos com a recitação do poema “Ode ao Planeta Terra” e alguns alunos das turmas do quarto ano de escolaridade proclamaram algumas frases elucidativas da importância do ambiente, tendo estas obedecido aos temas trabalhados no projeto: água, resíduos, energia, biodiversidade e mar.

As crianças da Educação Pré-Escolar proporcionaram a todos os presentes um momento enternecedor, recitando e cantando a canção “Proteger a Natureza”, acompanhados à viola pelo professor José Manuel. A caminhar já para o final desta manhã, e dado a internacionalidade do programa Eco-Escolas, os alunos de quarto ano presentearam-nos com a canção “Recycle It”. O desfecho das apresentações ocorreu com os alunos da EB1/PE do Foro a entoarem o Hino Eco-Escolas, tema original dos docentes daquela instituição.

Finalizando as atividades programadas para a manhã deste dia, a empresa “Sonhos à Medida” proporcionou aos nossos alunos e Encarregados de Educação momentos bem divertidos com a atuação de algumas aves exóticas, nomeadamente araras, catatuas e papagaios. Foi possível assistir a acrobacias, tais como andar de bicicleta e de trotineta, brincadeiras que, com certeza, ficarão gravadas na memória das crianças. Para relembrar este momento, foi possível as crianças tirarem uma foto com algumas aves. Reservado para o fim do espetáculo, foi apresentado aos presentes uma águia, espécie em vias de extinção. Tratou-se de um momento único, uma vez que as crianças transbordaram de emoção ao contactar tão de perto com uma ave de rapina.

As atividades comemorativas deste dia continuaram na parte da tarde com a pintura de um mural dedicado à temática do mar. Os alunos, com a ajuda dos professores, puderam pintar elementos alusivos àquele recurso natural. Prosseguiu-se com a atuação da Banda Militar, fato que ocorreu no recinto desportivo da escola e que proporcionou aos alunos momentos de tranquilidade e de aprendizagem, uma vez que contactaram com a audição de novos instrumentos musicais cuja sonoridade é diferente daqueles a que estão habituados.

O dia finalizou-se com distribuição dos alunos pelas diferentes estações previamente preparadas. Assim, as turmas organizaram-se aos pares e participaram em jogos de mesa (puzzles, loto de animais e sopa de letras), realização de pinturas e desenhos alusivos ao dia e ainda a visualização de vídeos temáticos.

Julgamos que o dia decorreu de uma forma muito positiva, com a participação e empenho de todos. A mensagem explícita deste projeto concretizou-se nas várias atividades desenvolvidas e a sua importância consubstanciou-se na presença de tão importantes entidades.

Ver fotos

 

Ver vídeo

 

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.