brigadas positivas escola da marinheira

Decorrente do Programa Eco-Escolas, a nossa escola decidiu aderir ao denominado concurso Brigadas Positivas. Trata-se de um projeto escolar de abrangência nacional sobre eficiência no consumo de energia, abordando assuntos como fontes de energia e mobilidade sustentável.

Pretende-se com esta ação criar oportunidades para os alunos colocarem em prática conhecimentos adquiridos sobre eficiência no consumo de energia e, simultaneamente, proporcionar-lhes novos saberes. Na prática, os alunos foram organizados em equipas – Brigadas Positivas – cabendo-lhes a responsabilidade de concretizar pequenas missões com efeitos reais sobre a eficiência no consumo de energia. O foco da ação incidiu sobre o desperdício de energia na escola e sensibilização da comunidade educativa para um consumo de energia mais sustentável.

O desenvolvimento do trabalho passou pela observação in loco sobre a forma como se consome energia na escola e posterior registo em documentos próprios. Posteriormente, foi elaborado um cartaz representativo dos resultados obtidos, contendo também dicas importantes no que concerne aos gastos energéticos.

A Brigada Positiva foi constituída pelos alunos do 4ºB e supervisionada pela coordenadora Eco-Escolas. Este concurso foi promovido pela empresa Galp Energia e sujeita-se à avaliação de um júri, sendo atribuídos prémios aos três primeiros classificados.

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.