O Projeto Eco-Escolas tem por principal objetivo a consciencialização da necessidade de adoção de práticas sustentáveis e ambientalmente sãs! Assim, quando as instituições de ensino desenvolvem processos, de modo a que esses objetivos possam ser mais facilmente atingidos, devem ser recompensadas pelo seu mérito e pela sua importância na mudança de comportamentos.

A cerimónia do Hastear das Bandeiras Verdes (galardão máximo entregue pela Associação Bandeira Azul, como reconhecimento das boas práticas desenvolvidas) é o culminar de um ano letivo marcado por objetivos associados à preservação ambiental e à mudança de mentalidades. Esta cerimónia decorreu na Praça da Autonomia, Câmara de Lobos, e contou com a presença de várias entidades institucionais, assim como com a participação de alunos das diferentes Instituições de Ensino do referido concelho.

As Escolas puderam receber o certificado de entrega do Galardão, assistir ao momento de Hastear as Bandeiras (ao som do Hino Eco-Escolas) e participar num flash mob, protagonizado pelas crianças presentes (previamente ensaiado nas escolas); é de referir que o espaço onde se realizou a entrega dos diplomas encontrava-se decorado com objetos elaborados pelas escolas, a partir de materiais reutilizáveis.

Este momento reveste-se de importância na medida em que premeia todo o esforço e dedicação que os elementos ativos dedicam ao presente Projeto. Espera-se que as boas práticas continuem a surgir, pois aos poucos, mudam-se os tempos e as atitudes.

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.