auditoria ambiental 2011

A Auditoria Ambiental é um processo essencial do projeto Eco-Escolas, na medida em que permite aferir do seu sucesso e do impacto que tem, essencialmente, junto dos alunos. Torna-se, assim, num excelente ponto de partida para a elaboração e concretização do Plano de Ação.

Com a análise dos gráficos resultantes do processo de auditoria ambiental podemos concluir que a maioria dos alunos estão sensibilizados para a prática de separação dos resíduos, no entanto demonstram não saber a definição da “Política dos 3R’s”. Apesar de praticarem a separação dos resíduos, revelam dificuldades em explicar e distinguir os conceitos: reciclar, reutilizar e reduzir.

Os alunos lavam os dentes com a torneira fechada e a maioria conhece ou já visitou um ribeiro perto da Escola: Ribeira dos Socorridos, Ribeiro S. João… A origem da água que abastece a escola é a ETA do Covão e o tipo de tratamento das águas é primário.

Relativamente ao ruído, uma amostra significativa revelou ouvir música alta; no entanto, alguns alunos demonstraram não ter esse hábito. A maioria dos alunos desliga a luz antes de sair da sala e deixam a televisão em stand-by. A maior parte dos alunos deslocam-se a pé para a escola, seguidos daqueles que utilizam os transportes públicos e, num número significativo mas mais reduzido, de viatura própria. Os alunos estão disponíveis para melhorar a qualidade dos espaços exteriores, e para tornar a escola mais interessante e agradável, apresentam as seguintes sugestões:

Construção de um parque infantil, piscina, pista para bicicletas, atividades desportivas, coberto exterior para proteger da chuva, plano para haver silêncio nos corredores e cantina, plantas no jardim, limpeza dos arredores e ginásio.

Ver análise estatística

 

Gostou da notícia? Deixe o seu comentário.